terça-feira, 18 de setembro de 2012

ITÁLIA

A cultura da Itália


A cultura da Itália

http://goo.gl/maps/oLVQE


A Itália é famosa por sua rica cultura com artes e seus grandiosos monumentos históricos como a Torre de Pisa e o Coliseu de Roma.
As cidades italianas são de muito requinte  e recebem uma diversidade de turistas todos os anos. Veneza, Milão, Roma e Florença são alguns dos destinos mais procurados pelos turistas.
Sua culinária é apreciada mundialmente e contém aromas e sabores praticamente irresistíveis como a famosa pizza, macarronadas, nhoques, risotos, sempre acompanhados de um bom vinho, escolhido a dedo para que combine com o prato oferecido.
A elegância desse povo é incontestável, que ao lado dos britânicos e franceses são considerados os mais elegantes do mundo.
Nas artes vários nomes podem ser destacados como: Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Tommaso Geraci, Maquivel (grande nome da poesia italiana).
A ópera é o gênero musical de muita apreciação, é praticamente o berço da civilização italiana. Compositores de óperas famosas como Rossini, Verdi, Puccini e intérpretes inesquecíveis como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli. Lá também são apreciados outros gêneros musicas que fazem sucesso mundial como Peppino Di Capri, Laura Pausini, Tiziano Ferro, Eros Ramazzotti, Rita Pavoni, etc.
Sua língua é considerada uma das mais românticas do mundo, e sua população também. Revestem seus seres amados de palavras carinhos, declarações e feitos recheados de paixão e entrega.
Essas são somente algumas das diversas características que marcam a cultura do país da bota, conhecida por toda a parte do mundo.

 os países (continente) onde a língua italiana é oficial:
  1. Itália
  2. Suíça
  3. Eslovênia
  4. Croácia
  5. República de San Marino
  6. Vaticano
  7. União Europeia
http://youtu.be/UmSNtTNZwaI


Comidas Típicas da Itália

Continuando com nossa série sobre comidas típicas ao redor do mundo, hoje é a vez da Itália.


Risoto


O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.


Carpaccio

Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.



Bruschetta

O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.


Pizza


Apesar da origem não ser italiana (para quem não sabe, a pizza é originária do Egito), a receita que ficou conhecida em todo o mundo é a italiana, mais precisamente, a de Nápoles, que leva somente tomate, azeite de oliva, orégano e alho (conhecida no Brasil como “napolitana”, mas por lá é chamada de “marinara”).


Gnocchi

Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque/inhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.



Spaghetti



Apesar de sua origem não ser conhecida com certeza (pode ser árabe, chinesa ou italiana), o espaguete também obteve “fama” internacional através dos italianos, inclusive o nome é de origem italiana (uma tradução literal seria: cordinha)


Lasagna


Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.

Gelatto


O tipo de sorvete mais comum da Itália, o Gelatto é bem semelhante ao sorvete tradicional, porém com menos açúcar e com menos gordura. Mas possui os mesmos sabores de um sorvete comum


O INÍCIO DA INFLUÊNCIA ITALIANA NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA


 A influência da cozinha italiana no Brasil foi iniciada com a chegada dos imigrantes que passaram a substituir a mão de obra escrava nos cafezais. Além das massas e da pizza outros pratos e hábitos alimentares da Itália foram incorporados pelo brasileiro. A culinária italiana conhecida hoje é um resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. Suas raízes se encontram no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje é conhecido como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho.

Pizza Napoletana / Pizza Napoletana 

 No século XVIII a maior parte da Itália era governada pela França, Espanha e Áustria. Foi no início deste mesmo século que livros de culinária italiana começaram a ser escritos e distribuídos, para que os chefs espalhados pelas regiões da Itália pudessem mostrar seu orgulho pelo país.

Nhoque ao Sugo Nhoque ao Sugo

 A culinária italiana tem várias características específicas, conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, a culinária não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo. Na Itália, as refeições podiam ter até cinco pratos servidos, com mais três depois de terminada a refeição. As refeições duravam horas e, em dias de festividades, podiam durar até o dia inteiro. Hoje em dia, esta tradição só é utilizada em feriados especiais e, mesmo assim, não de forma tão exagerada.

Fettuccine à Carbonara de Camarões / Fettuccine à Carbonara de Camarões 

As refeições, antigamente, seguiam a seguinte regra: 1. Antipasti - tiragostos quentes ou frios. 2. Primo - um prato quente como pasta, risoto, gnocchi ou polenta. 3. Secondo - o prato principal. Normalmente, composto por peixe, carne bovina ou suína ou aves. 4. Contorno - uma guarnição, normalmente de salada ou legumes cozidos. Servido com o prato principal. 5. Formaggio e frutta - queijo e futas, a primeira sobremesa. 6. Dolce - a sobremesa em si, com bolos e biscoitos. 7. Caffè - Café e/ou expresso. 8. Digestivo - licores ou vinhos que, tradicionalmente, encerravam as refeições. A culinária italiana que conhecemos hoje não é verdadeiramente italiana. A culinária de cada região da Itália difere-se bastante das outras, então não existe uma culinária própria para o país inteiro. Neste caso, costuma-se dizer que a culinária italiana é mundial, pois cada país pode adicionar seu toque especial à receita que desejar e servir um bom prato italiano.

 Fonte: www.reismagos.com.br


---------------------------------------------------------------------------------------------  PONTOS TURÍSTICOS NA ITÁLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário