terça-feira, 18 de setembro de 2012

PORTUGAL

PORTUGAL

 


http://goo.gl/maps/tlRor


Cultura

A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um ecléctico legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.

As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitectura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades culturais do país.

Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. As viagens dos descobridores portugueses abriram caminho às inspirações orientais e à revelação do ouro e pedras preciosas vindas do Brasil, que alimentaram a chama barroca na arquitectura e na decoração. Portugal possui uma enorme herança cultural – venha descobri-la!


O português no mundo

O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.
O português é a língua oficial em oito países de quatro continentes:
  • Angola (10,9 milhões de habitantes)
  • Brasil (185 milhões)
  • Cabo Verde (415 mil)
  • Guiné Bissau (1,4 milhão)
  • Moçambique (18,8 milhões)
  • Portugal (10,5 milhões)
  • São Tomé e Príncipe (182 mil)
  • Timor Leste (800 mil).

Curiosidade


A língua portuguesa é a quinta mais falada do mundo e fica com o terceiro lugar entre as ocidentais, atualmente certa de 250 milhões de pessoas falam português e o Brasil corresponde a aproximadamente 80% dessa parte.
Os países que têm a língua portuguesa intitulada como oficial são Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Ilha da Madeira, Arquipélago de Açores e São Tome e Príncipe. Diante da grandeza da língua portuguesa os países do MERCOSUL são obrigados a ensinar nas escolas a língua.
Alguns lugares não tem a língua como oficial e por isso apenas parte pronuncia, esses países são: Macau, Goa (um estado da Índia) e Timor leste na Oceania.
A expansão do idioma aconteceu por causa da política de expansão de Portugal, especialmente nos séculos XV e XVI, quando ocorreu a exploração de uma grande quantidade de colônias, sendo assim, as colônias que foram visitadas passaram a aprender o idioma e eles se misturaram formando uma diversidade de dialetos, essa nova forma de falar português fora da Pátria era denominada de “criolo”.
O português se derivou do latim essa variação era apenas falada, uma língua que os romanos inseriram em uma região ao norte da península ibérica chamada de Lusitânia, a partir da invasão dos romanos ao locais, começaram a ser iniciadas as construções do português, espanhol e galego.
O português se diferencia por meio da variedade de dialetos e subdialetos e no âmbito internacional, pois a língua é classificada em português brasileiro e europeu.


Comidas Típicas de Portugal

Continuando nossa série sobre as comidas típicas dos países, o país escolhido hoje é Portugal.


Cozido Português
Cozido à Portuguesa

Muitos portugueses o consideram o prato tradicional do país. Há muitas maneiras de preparar ao longo de Portugal, e entre os ingredientes estão: feijão, batata, couve, cenoura, nabo, frango, parte de porco e de boi, chouriço de carne e morcela, entre outros.


Caldo Verde
Caldo Verde

Talvez a mais tradicional sopa de Portugal. É feita de couve, e é um prato típico do Norte de Portugal, apesar de já difundido por todo o país.


Bacalhau
Bacalhau

Um dos peixes mais utilizados na culinária portuguesa, são diversos os pratos com ele de ingrediente principal: Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, Bacalhau à lagareiro.


Pudim Abade de Priscos
Pudim Abade de Priscos - foto: Joseolgon

Famoso doce da região de Braga, possui esse nome por ter sido criado pelo Abade de Priscos, que foi um famoso mestre-cozinheiro.

Pastel de Santa Clara
Pastel de Santa Clara

Com sua origem no convento de Santa Clara, na região de Coimbra. É um dos doces mais apreciados não apenas em Portugal mas também aqui no Brasil.


Pastel de Belém
Pastel de Belém

Também conhecidos como pastéis de nata, a receita original dos pastéis é um segredo até hoje, e as poucas pessoas que sabem são obrigadas a assinar um documento comprometendo-se a nunca revelar a receita.



---------------------------------------------------------------------------------------------  


PONTOS TURÍSTICOS EM PORTUGAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário